quarta-feira, 28 de março de 2012

A Ordem Bipolar

  Após o fim da guerra, os aliados dividiram-se em virtude das diferenças entre seus sistemas políticos, sociais e econômicos.
  De um lado estavam os Estados Unidos e os países  que compartilhavam sistemas capitalistas; do outro lado encontravam-se a União Soviética e outros.
  A disputa entre EUA e URSS pela hegemonia mundial ficou conhecida como Guerra Fria, um dos períodos mais tensos do século XX.
  O maior simbolo da divisão do mundo entre capitalistas e socialistas foi a construção do Muro de Berlim, em 1961. O muro foi erguido pelo governo da Alemanha Oriental para impedir a fuga de seus habitantes para o ado ocidental.
  Durante décadas, a URSS investia grande parte de seus recursos financeiros na industria espacial de armamentos, o que acarretava grandes gastos ao tesouro publico. Essas mudanças se alastravam pelo bloco socialista e culminaram na dissolução da URSS, queda dos regimes pró-soviéticos, formação das Comunidades de Estados Independentes (CEI), que reuniu quase todas as ex-republicas soviéticas e adotou o capitalismo como sistema econômico, entre outras transformações.
  Atualmente, só a Coréia do Norte, Cuba e China popular continuam a se proclamar socialistas.

      image image

Nenhum comentário:

Postar um comentário