segunda-feira, 9 de abril de 2012

Missões e Aldeamentos

  As atividades doa missionários foram importantes para Portugal ampliar a sua colonia em direção à Amazônia e ao Sul. Missionários eram padres que vinham da Europa para catequizar os povos indígenas, ou seja, tentar converte-los à fé católica e ensinar-lhes costumes europeus. Eles tiravam os índios de suas aldeias, reunindo-os nas chamadas reduções ou missões. 
  Nesses aldeamentos, a vida era organizada e dirigida pelos padres. Os índios construíam as casas e outras instalações, cultivavam os produtos necessários à alimentação dos moradores, caçavam, pescavam e colhiam produtos silvestres.
  Os lucros obtido com a venda de artigos fora do aldeamento ajudavam a comprar objetos que não produziam, como ferramentas e utensílios domésticos; aumentavam também a riqueza e o poder de ordens religiosas, principalmente dos jesuítas. Desenvolveram suas atividades nos lugares onde havia mais índios, sobretudo na Amazônia. Lá fundaram numerosas missões. Mas desenvolveram atividades também no Sul do Brasil. A Amazônia passou a ser ocupada somente na metade do século XVII, pelo homem branco, que estabelecia núcleos de povoamento, formados pelas missões religiosas, nas margens dos rios. A floresta fornecia produtos de grande valor comercial; a madeira, castanha, cacau, baunilha, tabaco e o guaraná, produtos empregados como estimulantes.

image

Um comentário: